Greve nos transportes do Porto até segunda-feira - TVI

Greve nos transportes do Porto até segunda-feira

Transportes vão ficar mais caros em 2007

Os trabalhadores da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) entraram em greve às 00h00 desta sexta-feira em protesto contra a eventual cessação do Acordo de Empresa (AE). A paralisação prolonga-se até às 07h00 de segunda-feira, dia de Natal, mas a empresa garante alternativas.

Relacionados
Os sindicatos Nacional dos Motoristas (SNM), dos Trabalhadores dos Transportes (Sitra) e dos Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN) estão contra a alegada tentativa da administração de impor um novo Acordo de Empresa, assinado em 2005 apenas pelos outros três sindicatos representativos de trabalhadores da empresa, e uma nova rede de autocarros, pondo em causa as condições de trabalho dos funcionários, adianta o «Correio da Manhã».

«A administração não pode, por lei, aplicar o novo AE sem o acordo dos sindicatos representativos da maioria dos trabalhadores», afirmou Manuel Alves, da STRUN. «Há trabalhadores que estavam sindicalizados nos sindicatos que subscrever am o AE de 2005 e que estão a sindicalizar-se nos nossos sindicatos para ficarem ao abrigo do AE de 1997», disse o dirigente sindical realçando que uma daquelas estruturas sindicais já só representa sete funcionários da STCP.

Os passes da STCP serão válidos em toda a rede de Metro e nos comboios suburbanos da CP, nos troços com ligação entre S. Bento e Valongo, Travagem e Barcelos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados