PJ investiga exploração de portugueses em Espanha - TVI

PJ investiga exploração de portugueses em Espanha

Desemprego

Pelo menos quatro dos portugueses detidos recentemente por explorarem trabalhadores em Navarra (Espanha) tinham já sido constituídos arguidos em 2005 num processo idêntico, investigado pela Polícia Judiciária no Porto e que ainda não foi a julgamento.

Relacionados
Dados das investigações foram explicados à «Lusa» pelo director-adjunto da Polícia Judiciária do Porto, Victor Guimarães e por José Monteiro, coordenador de Investigação Criminal da PJ, que referiram que desde 2005 que Portugal e Espanha colaboram no combate à exploração laboral de trabalhadores portugueses.

Segundo os dois responsáveis, várias denúncias feitas em 2005 levaram a PJ a detectar uma «extensa rede» de intermediários e mediadores que recrutavam trabalhadores em localidades do nordeste transmontano, para os transportarem para Espanha, nomeadamente para a agricultura.

O processo iniciado em 2005 pela PJ levou, além da detenção de 25 suspeitos, já constituídos arguidos, à identificação de cerca de 40 outros indivíduos que poderiam estar relacionados com a mesma rede.

«Os 25 foram apresentados a juiz, têm medidas de coação mas ninguém ficou em prisão preventiva», explicou José Monteiro.

Em alguns dos casos a PJ detectou situações de «sequestro», com pessoas a serem forçadas a viajar até Espanha onde eram mantidas, por promessas falsas, retenção de salários ou outros métodos «em situações de sequestro efectivo».

Noutros casos os trabalhadores viajavam voluntariamente mas, à chegada, eram «explorados» pelos intermediários que, segundo as estimativas da PJ terão já canalizado para Espanha «cerca de uma centena de trabalhadores» nos últimos dois anos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados