UEFA quer cobrar imposto sobre craques dos clubes de futebol - TVI

UEFA quer cobrar imposto sobre craques dos clubes de futebol

Cristiano Ronaldo

Taxa ao estilo «Robin dos Bosques» pretende evitar desequilíbrios nas competições europeias

A crise veio colocar ainda mais em evidência a discrepância entre os salários mais pequenos e os mais exorbitantes. O tema tem gerado ondas de contestação social, por exemplo, contra os prémios milionários pagos aos gestores bancários. Agora, a polémica chegou ao futebol.

A UEFA quer uma maior equidade na redistribuição da riqueza e está a estudar a aplicação de um imposto sobre os craques dos grandes clubes europeus. O dinheiro cobrado seria para distribuir pelos clubes mais pequenos.

Dívidas das SAD são maiores que valor dos jogadores

Crise: tsunami no futebol português

A ideia não é nova, uma vez que é já aplicada na liga de basebol norte-americana. Aqui, está fixado um nível máximo de salário para os jogadores, acima do qual há lugar ao pagamento de taxas especiais.

De acordo com o «The Financial Times», que faz referência ao presidente da UEFA, Michel Platini, a desigualdade entre os clubes está a aumentar, o que gera um desequilíbrio nas competições europeias.

Benfica, Sporting e Porto perdem 13 milhões

Lista dos clubes de futebol mais ricos do mundo

De um lado estão os grandes clubes, como o Manchester e o Real Madrid, que pagam verdadeiras fortunas por um jogador, do outro, os clubes que estão em falência técnica, sem meio de pagarem as suas dívidas.
Continue a ler esta notícia