Comerciantes queixam-se de vendas baixas nos saldos - TVI

Comerciantes queixam-se de vendas baixas nos saldos

Governo vai antecipar data dos saldos

Antecipar colecções é estratégia adoptada

A época oficial dos saldos tem o seu término esta quita-feira. Foram dois meses de oportunidades para os consumidores comprarem a preços mais reduzidos. Mas nem esta redução de preços «cativou» os consumidores, pelo menos segundo as primeiras impressões da União das Associações de Comércio e Serviços.

Embora ainda não exista um balanço real relativamente ao que foi vendido, «os comerciantes queixam-se de que as vendas foram baixas», avançou o director deste organismo, José Quadros, em declarações à Agência Financeira.

Ainda de acordo com o mesmo responsável, embora os saldos sejam uma época específica de vendas, o baixo consumo prende-se com um problema geral de comércio.

Recorde-se que o volume de vendas no retalho tem crescido apenas 1 ou 2 por cento ao ano e cada vez há mais superfícies comerciais. Como o volume de vendas não é distrubuido uniformemente pelo país, a distribuição é feita por mais sítios e as vendas revelam-se mais baixas, explica o mesmo responsável à AF.

O período de saldos foi alargado e, sobretudo antecipado. Para fazer frente às vendas baixas, as lojas apostam cada vez mais nas novas colecções como alternativa à realidade económica actual.
Continue a ler esta notícia