Autarquias não estão a negociar portagens nas cidades - TVI

Autarquias não estão a negociar portagens nas cidades

Portagens

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) negou esta segunda-feira estar a negociar com o Governo a possibilidade de introdução de portagens à entrada das cidades, como afirma o secretário de Estado do Ambiente.

Relacionados
Segundo a edição desta segunda-feira do «Jornal de Negócios», o secretário de Estado do Ambiente assume que o Governo está disponível para reforçar o diálogo com a ANMP no sentido de promover a introdução de portagens nas cidades, uma via que Humberto Rosa considera «promissora».

«Há planos e programas, que foram feitos pelas comissões de coordenação e desenvolvimento regional, em que há medidas dessas sugeridas. Estamos numa fase de articulação desses planos com os municípios, mas dentro da vontade dos municípios», acrescentou o secretário de Estado Humberto Rosa, lembrando que «o Governo não interfere nas competências autárquicas».

Em comunicado, a ANMP esclarece que «não tem em curso nenhuma negociação com as secretarias de Estado do Ambiente ou dos Transportes» em relação à «alegada possibilidade de criação de portagens às portas das cidades», adianta a agência «Lusa».

O «Jornal de Negócios» refere ainda que, apesar de as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto serem as mais prejudicadas em termos de qualidade do ar, devido ao Maios fluxo de entrada e saída de viaturas, o secretário de Estado sublinhou que «não é obrigatório» que a medida seja aplicada só nestas cidades.

Fonte da ANMP disse que, para já, não serão prestadas mais informações além da fornecida pelo comunicado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados