Festival Sudoeste: seis detidos por tráfico - TVI

Festival Sudoeste: seis detidos por tráfico

  • Portugal Diário
  • 3 ago 2007, 17:38

GNR deteve seis pessoas por tráfico de droga e instaurou 107 autos de contra-ordenação por consumo

A GNR deteve, nos últimos dias, seis pessoas por tráfico de droga e instaurou 107 autos de contra-ordenação por consumo, na zona do Festival Sudoeste, que decorre na Zambujeira do Mar (Odemira) até domingo, foi esta sexta-feira anunciado, escreve a Lusa.

O capitão Manuel Jorge, da Brigada nº 3 da GNR, que actua no Alentejo e Algarve, explicou hoje à agência Lusa que estas acções policiais, que visam sobretudo o «tráfico de droga», começaram quarta-feira, um dia antes do festival arrancar, e vão prolongar-se até ao fim do evento.

«Já é normal desenvolvermos este tipo de acções no âmbito dos festivais de música, porque são uma forma de dissuadir o possível tráfico de droga. Vamos continuar no terreno até o festival terminar», disse.

Na quarta-feira, dia em que milhares de «festivaleiros» começaram a rumar para o Sudoeste, a GNR levantou um total de 32 autos de contra-ordenação por posse de «algumas gramas» de droga para consumo próprio.

«Os casos vão, agora, ser remetidos para as comissões de dissuasão da toxicodependência das áreas de residência desses indivíduos», acrescentou.

Além disso, no mesmo dia, foram ainda detidas seis pessoas por alegado tráfico de droga, já que se encontravam na posse «de quantidades que, embora não ultrapassem algumas gramas, já são acima do permitido pela lei, o que é crime».

«Tanto as contra-ordenações como as detenções são por posse de "cannabis". As pessoas detidas já foram presentes a tribunal e saíram sob Termo de Identidade e Residência», acrescentou.

Na quinta-feira, no mesmo tipo de operação, a GNR instaurou 75 autos de contra-ordenação por posse de droga para consumo, mais uma vez «cannabis».

As acções policiais estão a ser realizadas, segundo o capitão Manuel Jorge, no exterior do recinto onde decorre o Festival Sudoeste.

«São operações que decorrem nas principais vias de acesso ao local do festival e os postos de fiscalização integram militares do serviço territorial, da investigação criminal e da Brigada de Trânsito», afirmou.

A GNR reforçou, por ocasião do Sudoeste, os meios destacados para aquela zona do concelho de Odemira, mantendo no local uma «médias diária de 120 militares», pertencentes a várias valências da guarda.

Quase setenta artistas participam nesta 11.ª edição deste ano do Festival Sudoeste, que se realiza na Herdade da Casa Branca.
Continue a ler esta notícia