«É mais fácil denunciar violência doméstica» - TVI

«É mais fácil denunciar violência doméstica»

  • Portugal Diário
  • 29 mar 2007, 17:50

Governo diz que aumento de 30 por cento nas denúncias é a prova

O ministro da Presidência considerou esta quinta-feira que o aumento de 30 por cento de casos de violência doméstica em 2006 se deveu ao maior acesso das vítimas a mecanismos de queixa e não a qualquer aumento do fenómeno em Portugal, refere a Lusa.

O Conselho de Ministros apreciou hoje o relatório anual de Segurança Interna de 2006, documento que será submetido à apreciação da Assembleia da República e que aponta para um aumento da criminalidade na ordem dos dois por cento.

De acordo com esse mesmo relatório, os casos de violência doméstica terão tido um crescimento de 30 por cento no ano passado.

Interrogado sobre as razões que justificam esse aumento de 30 por cento dos crimes de violência doméstica, o ministro da Presidência afirmou que o indicador se deve em grande parte «à maior acessibilidade das vítimas a mecanismos de protecção e encaminhamento das suas queixas».

«Não há qualquer fenómeno social que tenha acontecido na sociedade portuguesa e que explique esse dado. Trata-se mais da confiança das pessoas no sistema e na sua acessibilidade aos mecanismos de protecção das vítimas, o que permite que os casos reportados cresçam de forma substancial», justificou o membro do Governo.
Continue a ler esta notícia