Parentalidade: só 265 pais e mães beneficiam das novas regras - TVI

Parentalidade: só 265 pais e mães beneficiam das novas regras

Grávida

Menos de 1% dos pais decidiu partilhar a licença parental

Um mês e meio depois de terem entrado em vigor as novas regras de parentalidade, só 265 pais e mães ficaram deslumbrados com a partilha da licença de parto. São números da segurança social que mostram as diversas dificuldades que os portugueses têm em interpretar a Lei.

De acordo com o «Jornal de Negócios», nos primeiros quatro meses do ano nasceram mais de 34 mil crianças, do que o ano passado, mas as adesões apenas representam 0,8% do total de nascimentos.

A nova Lei lança o mote à maior conciliação entre a vida profissional e familiar, mas nem os anúncios nas televisões parecem ter incentivado a partilha da licença. Além disso, muitos dizem que têm dúvidas em decifrar a legislação.

Só 60% dos homens gozou os cinco dias obrigatórios

Segundo os dados da Segurança Social, os serviços atenderam 122 pedidos de pais e/ou mães que, depois de terem gozado os 4 ou 5 meses de licença ao abrigo da anterior legislação, decidiram prolongar por mais 3 meses a licença parental.

Além destes, 143 pais resolveram partilhar a licença com a mãe. Em 44 dos casos a licença será de 5 meses e em 99 chegará aos 6 meses.

Q quando se compara o número de pais que em 2008 beneficiou desta licença com o número de bebés nascidos nesse período, chega-se à conclusão que apenas 60% dos trabalhadores que tiveram filhos ficou em casa nos primeiros 5 dias de vida da criança, tendo 40% não usufruído deste direito.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos