Ambiente: Estoril acolhe festival inédito na Europa - TVI

Ambiente: Estoril acolhe festival inédito na Europa

Foto da Terra tirada pela sonda espacial Messenger (foto: Nasa)

Iniciativa do consórcio português Green Values promove ateliês de reciclagem, plantações, utilização de motas eléctricas, «workshops» sobre gestão energética, além de sessões de postura e yoga do riso

Relacionados
Ateliês de reciclagem, plantações, utilização de motas eléctricas, «workshops» sobre gestão energética ou sessões de postura e yoga do riso vão transformar o Estoril na capital da sustentabilidade de quinta a segunda-feira, numa iniciativa europeia inédita, refere a Lusa.

Organizado pelo consórcio português Green Values (grupo GCI, empresa My Change, revista Gingko e Centro de Congressos do Estoril), o «Green Festival» será dedicado às empresas nos primeiros dois dias, abrindo ao público durante o fim-de-semana.

Dos objectivos ao preço da entrada - um euro, que reverte para projectos de intervenção social -, o evento é totalmente dedicado à protecção ambiental, à poupança e à responsabilidade social e inclui exposições e actividades sobre oito temas: tendências e moda, entretenimento, alimentação, relaxamento e terapias, conferências e formação, área de negócio, construção sustentável e autarquias e «concertos por uma causa».

«O grande objectivo é promover a sustentabilidade e as boas práticas ambientais e mostrar soluções em todas as áreas, ou seja, partilhar informação, dar formação e sensibilizar», explica o presidente do grupo GCI, José Manuel Costa, para quem a abordagem dos temas não são apenas uma moda.

Compras eco

«A sustentabilidade veio para ficar», afirma, assegurando que há uma grande diversidade e qualidade do trabalho português nesta área, desenvolvido por empresas, cidadãos, associações, autarquias ou organizações não-governamentais.

Na quinta e na sexta-feira, o programa inclui uma conferência por Joschka Fischer (antigo ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha e fundador de um partido verde), jogos para cerca de 500 crianças do concelho e mais de uma dezena de «workshops», com temas como mobilidade sustentável, valorização de resíduos, gestão de energia e novas tecnologias ao serviço do ambiente.

Nos dias de abertura ao público, o Centro de Congressos do Estoril mantém uma área de exposição, incluindo uma área de «compras eco» para o Natal, e recebe ainda ateliês de reciclagem, plantações de bolotas em vasos, um concerto pago de Natacha Atlas e sessões de nutrição, yoga do riso, pilates, massagem infantil, respiração e postura, entre outros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados