Os Verdes condenam Nobel de Al Gore - TVI

Os Verdes condenam Nobel de Al Gore

  • Portugal Diário
  • 12 out 2007, 12:54

Mas congratulam-se com a distinção do Painel para Mudanças Climáticas da ONU

O partido ecologista Os Verdes condenou esta sexta-feira a atribuição do Prémio Nobel da Paz 2007 ao ex-candidato à administração norte-americana Al Gore, mas congratulou-se com a distinção do Painel para Mudanças Climáticas da ONU.

«Quanto ao IPCC, sigla em inglês do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas das Nações Unidas, é de destacar que tem vindo a alertar para o problema das alterações climáticas desde longa data, através de relatórios muito interessantes sobre esta problemática. Quanto à divisão deste prémio com Al Gore, temos muitas dúvidas», defendeu hoje, em declarações à agência Lusa, a deputada de Os Verdes Luísa Apolónia.

O contributo de Al Gore para as alterações climáticas resulta, segundo a deputada, do «mediatismo que decorre de um posicionamento de tensão ao nível económico» que lhe permitiu esse mediatismo.

«Há que lembrar que Al Gore não fez das alterações climáticas uma bandeira na sua campanha, à presidência dos Estados Unidos. Isso só veio numa fase posterior», através do filme «Uma Verdade Inconveniente».

A deputada defendeu que a Greenpeace, por exemplo, tem-se dedicado, há mais tempo e com grande esforço, à luta contra as alterações climáticas. «Mas a sua posição tem sido de contestação», comentou Luísa Apolónia.

O facto de o Nobel da Paz ter sido este ano atribuído a quem deu os maiores contributos para minimizar o problema das alterações climáticas é «significativo» para a deputada, que salienta a importância de o conceito de Paz ter sido alargado para poder abranger nomeadamente um problema ambiental.

«Achamos muito bem que o conceito de paz possa abranger as alterações climáticas», frisou Luísa Apolónia.
Continue a ler esta notícia