Código Contributivo «não implicava aumento de impostos» - TVI

Código Contributivo «não implicava aumento de impostos»

Isabel Alçada e Helena André

Helena André diz que argumentos dos partidos da oposição «não são válidos»

Relacionados
A ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, disse esta segunda-feira em Bruxelas que «os argumentos utilizados pelos partidos da oposição para suspender o código contributivo não são válidos», já que este «não implicava um aumento de impostos».

Helena André garantiu existir uma diferença entre «aquilo que é o discurso e a prática dos partidos da oposição», pois durante a campanha eleitoral vários partidos apontaram como objectivos a luta contra a fraude e o combate à precaridade, mas o que acontece agora «é que dois desses objectivos do código contributivo vão ficar suspensos durante um ano».

Código resulta de «acordos de concertação social»

Para Helena André, o código contributivo da segurança social «não implicava um aumento de impostos», mas sim «uma redistribuição do esforço feito pelos trabalhadores e pelas empresas».

A ministra lembrou, citada pela Lusa, que o código contributivo resultou de «acordos de concertação social, o acordo sobre a reforma da segurança social, e o acordo sobre as relações de trabalho e, nesse contexto, o conteúdo do código contributivo foi discutido na concertação social e foi alinhado com a participação de todos os parceiros».
Continue a ler esta notícia

Relacionados