Volume de vendas dos associados da APED cresce 12% - TVI

Volume de vendas dos associados da APED cresce 12%

Hipermercado

Peso de 7,7% do PIB nacional

As empresas que compõem a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) registaram um volume de vendas de 12,6 mil milhões de euros, em 2007, o que significa uma subida de 12% face ao homólogo e um peso relativo de 7,7% do PIB nacional.

A APED avança que este desempenho dos associados, que passaram de 86 para 94 no final do ano passado, foi conquistado graças também ao facto de o número total de lojas e de área de venda registarem dois níveis históricos: mais de 2 mil pontos de venda e mais de 2 milhões de metros quadrados de área de venda.

Mais 10 mil colaboradores

À subida da actividade dos associados da APED junta-se o crescimento do volume de emprego no sector, que aumentou 15,3% para 75,8 milhares de colaboradores, mais 10 mil do que em 2006 e onde 18 das empresas do top 25 cresceram acima dos 10%, disse o director-geral da Associação, José António Rousseau, em conferência de imprensa.

Apesar das posições relativas aos principais operadores não registarem grandes mudanças, a verdade é que no top 10 consolidado de vendas dos associados da APED, houve uma torça de posições entre os últimos dois (IKEA e AKI).

Sonae Distribuição lidera TOP da grande distribuição

Entre os três primeiros, mantiveram-se as posições relativas ao ano anterior com a Sonae Distribuição a atingir um volume de vendas de 3,8 milhões de euros, seguida pela Jerónimo Martins Retalho, com 2,2 milhões de euros e do grupo Auchan, com 1,8 milhões de euros.

Se separarmos os dados por subsectores alimentar e não alimentar, percebemos que as quatro posições do top 10 registaram mudanças. A liderança cabe agora ao Modelo (2º classificado em 2006), seguido pelo Pingo Doce, (que era 4º) e depois pelo Continente e Auchan (1º e 3º classificados, respectivamente, em 2006).

Já no ranking das insígnias não alimentares evidenciamos uma subida da IKEA de 7º lugar (em 2006) para 5º lugar, graças ao crescimento de 46% das suas vendas.

Segundo o mesmo responsável, «o número total de lojas de associados da APED passou de 1,785 para 2.171 no final do ano passado, ou seja, mais 22%».

Também no que respeita ao volume da área de vendas, «assistimos ao reforço do investimento do sector», já que os associados desta associação asseguraram no final de 2007, um total de 2,147 milhões de metros quadrados, mais 12% face a 2006.
Continue a ler esta notícia