Benefícios fiscais no IRC atingiram valor recorde - TVI

Benefícios fiscais no IRC atingiram valor recorde

Os benefícios fiscais dispararam em 2003. Os valores ultrapassaram mesmo todas as estimativas do Minsitério das Finanças.

O Estado deixou de receber no ano passado mais de 1,6 mil milhões de euros em benefícios fiscais atribuídos a empresas em sede de IRC, segundo o relatório de actividade da Direcção-geral dos Impostos, a que o jornal de Negócios teve acesso.

Este valor, para além de representar um crescimento de 10,5% face ao valor de benefícios atribuído em 2002, representa uma brutal derrapagem em relação ao que o Governo tinha previsto para o Orçamento de Estado de 2003.

De facto, o Ministério das Finanças previa que a despesa com benefícios fiscais não iria ultrapassar os 772,8 milhões de euros, mas, segundo os números da Administração Fiscal, o valor acabou por atingir 1.605 milhões de euros, mais do dobro.

Olhando para o valor de benefícios atribuídos em sede de IRS, a diferença é ainda mais significativa. Os contribuintes individuais apenas receberam cerca de 518,6 milhões de euros em benefícios fiscais, menos de um terço que as empresas.
Continue a ler esta notícia