UnI: SIDES nega existência de novo reitor - TVI

UnI: SIDES nega existência de novo reitor

  • Portugal Diário
  • 2 abr 2007, 16:00

Comunicado apontara Jorge Roberto para o cargo

A direcção da SIDES, a empresa que detém a Universidade Independente (UnI), negou hoje que tenha sido nomeado um novo reitor, como foi noticiado sexta-feira, salientando que vai processar criminalmente quem veiculou essa informação, noticia a Lusa.

Em comunicado, a direcção da SIDES presidida por Maria da Conceição Campos Cardoso e Frederico Arouca afirma que «não foi consultada na pretensa designação de um novo conselho reitoral» e repudia a «utilização abusiva» desse órgão.

«Mais informamos que vamos proceder criminalmente contra os responsáveis de tal acção», adianta o documento, carimbado pela SIDES e assinado por aqueles responsáveis.

Na sexta-feira à noite, um comunicado atribuído ao gabinete de comunicação da UnI informava que Jorge Roberto tinha sido nomeado como novo reitor da instituição, «face à declaração de renúncia apresentada pelo Professor Doutor Luíz Arouca».

Nesse documento, enviado à Lusa em nome de Pedro Silva, são ainda indicados como vice-reitores Carvalho Rodrigues, Raul Cunha e Rodrigo Santiago.

Ex-assessor nega autoria de comunicado

No entanto, contactado hoje pela Lusa Pedro Silva negou ter escrito qualquer comunicado sobre essa matéria, adiantando ter abandonado as funções de assessoria de comunicação da Universidade dois dias antes, na passada quarta-feira.

Também em declarações à Lusa, Maria da Conceição Campos Cardoso salientou que «é totalmente falso que haja um novo reitor e uma nova equipa reitoral».

«Não sabemos quem foi responsável por esse comunicado. A direcção da SIDES, de que eu e Frederico Arouca somos os legítimos representantes, não nomeou nenhum reitor», afirmou, acrescentando que a UnI não tem reitor neste momento.

Aulas vão decorrer durante férias da Páscoa

A responsável reiterou ainda que as aulas vão decorrer durante as férias da Páscoa, esta semana, conforme diz ter sido comunicado à Inspecção-Geral do Ensino Superior, uma informação que também contraria o comunicado de sexta-feira, no qual se referia que as actividades lectivas seriam suspensas até dia 9 de Abril.

A agência Lusa também contactou hoje Rodrigo Santiago, que confirmou fazer parte da nova equipa reitoral, tal como adiantava o comunicado de sexta-feira.
Continue a ler esta notícia