Mais autoridade para os professores - TVI

Mais autoridade para os professores

  • Portugal Diário
  • 3 abr 2007, 09:13

Mais de 90% defende poderes reforçados. Para combater indisciplina

A maioria dos portugueses quer que o Governo reforce a autoridade dos professores e dos conselhos directivos das escolas para combater a violência sobre os docentes, revela uma sondagem publicada esta terça-feira pelo Diário de Notícias (DN).

Segundo o barómetro DN/TSF/Marktest, 93,8 por cento dos inquiridos considera que o Governo deve intervir no sentido de reforçar a autoridade dos professores para fazer face à indisciplina dos alunos.

Esta ideia merece a concordância de homens (92,2 por cento) e mulheres (95, 3 por cento), de residentes na grande Lisboa (95 por cento) ou no grande Porto (95,6 por cento) independentemente da classe social a que pertençam.

Por idades, é na faixa dos 18 aos 24 anos que a percentagem dos que querem mais autoridade para os professores é mais baixa (91,2 por cento) enquanto acima dos 55 anos o número dos que querem mais autoridade para os professores é de 95, 8 por cento.

No estudo, que foi encomendado pelo DN e pela TSF à Marktest, foram inquiridas 807 pessoas em todo o país, das quais 429 mulheres, entre os dias 19 e 21 de Março. A margem de erro da sondagem é de 3,45 por cento.

A sondagem do DN/TSF/ Marktest surge depois de várias notícias de agressões a professores quer por parte dos alunos quer dos próprios pais. No último ano, refira-se, registaram-se 390 casos de agressões a professores nas escolas.
Continue a ler esta notícia