Encomendas às fábricas caem menos em Janeiro - TVI

Encomendas às fábricas caem menos em Janeiro

fábricas

Agrupamento de «Bens de Consumo» apresenta aumento de 7%

Relacionados
As novas encomendas recebidas na indústria, em Janeiro, registaram uma variação homóloga de -7,6%, 5,0 pontos percentuais (p.p.) superior à observada em Dezembro (-12,6% em Dezembro), reflectindo comportamentos semelhantes em ambos os mercados, interno e externo, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O agrupamento de Bens de Investimento deu o contributo mais influente para a variação do índice total, -6,1 p.p., resultante de uma diminuição de 16,4% (-16,5% em Dezembro). Já o agrupamento de Bens de Consumo apresentou um aumento de 7% (-4,6% no mês anterior), enquanto o agrupamento de Bens Intermédios registou uma variação de -6,0%, taxa 6,7 p.p. superior à observada em Dezembro.

Face a Janeiro de 2009, o valor das encomendas recebidas na indústria com origem no mercado interno diminuiu 3,1% (diminuição de 7,2% em Dezembro de 2009).

Já as novas encomendas recebidas, no mesmo período, na indústria com origem no mercado externo registaram uma variação homóloga de -11,9% (-17,8% em Dezembro).
Continue a ler esta notícia

Relacionados