Volume de negócios nos serviços cresce em Abril - TVI

Volume de negócios nos serviços cresce em Abril

Instituto Nacional de Estatística

Remunerações nos serviços aumenta mais de 4%

Relacionados
O volume de negócios nos serviços registou uma taxa de variação homóloga de 4,6% em Abril de 2008, mais 7,7 pontos percentuais que o verificado em Março. Esta evolução foi influenciada por efeitos de calendário.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a variação média homóloga do volume de negócios no trimestre terminado em Abril foi de 3,2%, idêntica à registada no primeiro trimestre de 2008.

Emprego quase estável mas remunerações aumentam

Segundo o período em análise, o emprego nos serviços registou, em termos homólogos, uma taxa de variação de 0,8%, idêntica à verificada em Março.

Este crescimento foi determinado pelo comportamento das secções de Alojamento e restauração (restaurantes e similares) (2,6%) e de Actividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas (1,4%), que contribuíram com 0,5 pontos percentuais (p.p.) e 0,4 p.p., respectivamente, para a variação do índice agregado.

Face ao mês homólogo de 2007, as remunerações nos serviços cresceram 4,3%, mais 0,5 p.p. que o observado no mês anterior.

Volume de trabalho aumenta

Em Abril, quando comparado com o mês homólogo do ano anterior, o volume de trabalho nos serviços aumentou 5,4%. Esta evolução foi influenciada por efeitos de calendário (menos dois dias úteis em Março e mais dois em Abril comparativamente aos meses homólogos de 2007).

Todas as secções apresentaram aumento do número de horas trabalhadas. As secções de Actividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas e de Comércio por grosso; reparação de veículos automóveis, motociclos e de bens de uso pessoal e doméstico foram as que mais influenciaram a variação do índice agregado, contribuindo, respectivamente, com 2,0 p.p. e 1,5 p.p. para a sua variação. As taxas de variação homóloga destas secções situaram-se em 6,8% e 4,2%, pela mesma ordem.
Continue a ler esta notícia

Relacionados