Volume de negócios na indústria cresce 12,7% - TVI

Volume de negócios na indústria cresce 12,7%

Remunerações e horas trabalhadas aumentam

Relacionados
Em Abril de 2008 o volume de negócios na indústria registou uma variação nominal homóloga de 12,7% em Abril de 2008, mas uma queda de 3,8% relativamente a Março.

Todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram taxas de variação positivas, destacando-se o de Bens Intermédios que, com uma variação homóloga de 12,5% (-6,2% em Março) e um contributo de 5,4 pontos percentuais (p.p.), revelou uma influência determinante para a variação do índice total.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta quarta-feira, esta evolução foi muito influenciada por efeitos de calendário, tendo-se fixado a variação média homóloga do trimestre terminado em Abril em 6,0%, valor idêntico ao registado na secção da Indústria Transformadora no mesmo período.

Horas trabalhadas na indústria crescem 4,7%

Também em termos homólogos, o emprego diminuiu 0,8%, enquanto as remunerações e as horas trabalhadas (corrigidas do efeito de variação dos dias úteis) aumentaram, respectivamente, 2,4% e 4,7%.

Em termos homólogos, as remunerações efectivamente pagas na indústria aumentaram 2,4%, traduzindo uma desaceleração de 0,3 p.p. face ao observado em Março.

No que respeita às horas trabalhadas na indústria, corrigidas dos dias úteis, aumentaram 4,7% face ao mesmo mês do ano anterior, traduzindo um crescimento de 8,9 pontos percentuais face ao observado em Março.

Mercado Nacional regista taxa de 14,4%

O volume de vendas para o mercado nacional apresentou uma taxa de variação homóloga mensal de 14,4%, (tinha diminuído 1,6% em Março). No trimestre acabado em Abril este índice aumentou 7,8% em termos homólogos (5,3% no I trimestre de 2008).

Pelo contrário, no mesmo período, o volume de negócios para o mercado externo apresentou uma variação homóloga de 10,0%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados