Inflação abranda em fevereiro pelo quarto mês consecutivo para 8,2% - TVI

Inflação abranda em fevereiro pelo quarto mês consecutivo para 8,2%

  • Agência Lusa
  • FM
  • 28 fev 2023, 11:11
Dinheiro (Getty Images)

Taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) baixou de 8,4% em janeiro para 8,2% em fevereiro. INE avança que taxa de variação média nos últimos 12 meses foi de 8,6%.

Relacionados

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) baixou para 8,2% em fevereiro, face aos 8,4% de janeiro, segundo a estimativa rápida avançada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, “tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído, pelo quarto mês consecutivo, para 8,2% em fevereiro de 2023, taxa inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior”.

Quanto ao indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 7,2% em fevereiro (7,0% no mês anterior).

O INE acrescenta que a taxa de variação média nos últimos 12 meses foi de 8,6% (8,2% no mês anterior).

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 8,6% no mês em análise, mantendo-se igual à verificada em janeiro.

Continue a ler esta notícia

Relacionados