Campeão de Andorra suspeito de corrupção - TVI

Campeão de Andorra suspeito de corrupção

Federação duvida de Constel.lació e impede-o de jogar a Liga e a Taça

O modesto futebol do pequeno Principado de Andorra está espantado com as evidências de corrupção na sua pequena liga amadora. A Federação de Futebol denunciou perante os organismos judiciários do Principado ao clube campeão da última época, o Constel.lació Esportiva, por supostos subornos e decidiu suspender cautelarmente a sua participação na Taça e na Liga nacional, que devia começar o próximo fim-de-semana. 

As acusações da Federação baseiam-se na oferta de dinheiro a outros clubes para estes aprovarem a convocatória de uma assambleia em que fosse aprovada a participação de jogadores estrangeiros e permitir assim a participação de jogadores residentes em Espanha ou França.  

Além disso, os dirigentes federativos assinalaram que o clube tem uma dívida de seis mil contos com o máximo organismo do futebol local e acusam-no também de negociar um contrato para a transmissão dos seus jogos na Taça da UEFA, sem respeitar um acordo prévio de todos os clubes do país sobre o tema. 

A Federação parece firme na sua decisão e no sorteio do calendário do próximo campeonato não esteve incluido o último ganhador da Liga, embora o Ministro de Ensino e Desportos tenha afirmado que o clube devia jogar na Liga até se demostrar a sua culpabilidade. 

O título conseguido o ano passado permitiu-lhes jogar uma competição europeia pela primeira vez na história. A sua estreia na Taça da UEFA não foi demasiado afortunada. Jogaram na ronda prévia contra a equipa espanhola do Rayo Vallecano e na primera partida receberam no seu próprio estádio uma humilhante derrota por dez bolas a zero. O marcador final da eliminatória foi de zero golos a quinze, favorável aos espanhóis.

A Liga de Andorra é amadora e está considerada como uma das que tem um nível mais baixo em Europa e quase nem fornece de jogadores à equipa nacional. A maioria deles jogam em clubes catalães da Terceira Divisão espanhola ou na Categoria Regional. Os maiores sucessos desportivos do Principado chegaram com o Andorra, equipa que chegou a jogar na Segunda Divisão B espanhola. 

Curiosamente, um dos integrantes do plantel do Real Madrid, Albert Celades, nasceu no Principado embora tenha nacionalidade espanhola.

Continue a ler esta notícia