Gerry Adams revela que pai abusava da família - TVI

Gerry Adams revela que pai abusava da família

Gerry Adams, presidente do Sinn Fein, o braço político do IRA

Líder do movimento irlandês Sinn Fein diz que só soube destes incidentes na década de 1990

Gerry Adams, líder do movimento político irlandês Sinn Fein, revelou que o seu pai abusava emocionalmente, fisicamente e sexualmente elementos da próxima família. De acordo com a BBC, que cita um comunicado de Adams, a descoberta foi feita na década de 1990 e teve, segundo conta o próprio, «um impacto devastador em toda a família».

«Vivemos com as consequências [dos abusos] todos os dias», refere Gerry Adams, explicando que as pessoas que foram alvo dos abusos do seu pai ainda estão a recuperar dos traumas sofridos.

«A nossa família debateu durante algum tempo se deveria tornar público o comportamento abusivo do nosso pai», aponta, acrescentando depois: «Fazemo-lo agora na esperança que, com o tempo, isto ajude as vítimas a lidarem com o que aconteceu e as ajude a seguir em frente».

Numa entrevista ao canal televisivo irlandês RTE, Adams disse que só descobriu esta faceta do seu pai quando tinha 50 anos. O pai de Gerry Adams morreu há já seis anos. De acordo com o líder político, viveu os últimos anos da sua vida «em negação» relativamente aos abusos cometidos e com «um homem só».

Mas este tipo de problemas na família Adams não terminou com a morte do pai do líder do Sinn Fein. Na sexta-feira passada, Gerry lançou um apelo ao seu irmão Liam para que se entregue as autoridades, depois de ter sido emitido um mandado judicial há um ano para ouvi-lo sobre alegados abusos sexuais contra a sua filha, Aine Tyrell.
Continue a ler esta notícia