Eunucos cobram impostos na Índia - TVI

Eunucos cobram impostos na Índia

  • Portugal Diário
  • 9 nov 2006, 14:05

Quem deve impostos na Índia será abordado por vinte eunucos a cantar e a dançar

Relacionados
Na cidade de Patna, situada num dos estados mais pobres da Índia, existem milhões de pessoas que devem quantias ao Estado, de acordo com Atul Prasad, o presidente da Câmara.

Para fazer face a este problema, a Câmara da cidade decidiu contratar cerca de vinte eunucos, para cobrarem os impostos aos devedores, de forma original.

A notícia é avançada pela Associated Press.

Estes cobradores apresentam-se vestidos com saris (trajes tradicionais indianos) coloridos, cantando e dançando ao som de tambores. Andam de loja em loja e pedem aos donos que paguem os impostos municipais em dívida.

Os eunucos vão acompanhados por funcionários, que conferem os valores em dívida e garantem que as «vítimas» pagam o que é devido.

No passado, os reis indianos castravam rapazes para terem pessoas a guardar os seus haréns. Hoje em dia, os eunucos são homens que apenas têm parte dos genitais, ou que optam pela castração por se sentirem mais mulheres do que homens.

Os eunucos vivem das actuações que fazem em casamentos e das contribuições que recebem por abençoar bebés recém nascidos. Têm fama de ser teimosos e não aceitarem um «não» como resposta.

«Só no primeiro dia de trabalho, os novos cobradores recuperaram 425.000 rupias [quase dez mil euros] em dívidas», conta Bharat Sharma, funcionário da câmara. «Estamos confiantes que a reputação e feitio persuasivo dos eunucos nos ajudem a recuperar o dinheiro em dívida», acrescenta. Só duas mil do meio milhão de pessoas residentes na cidade pagam os impostos e a conta da água.

Em troca dos serviços prestados, os eunucos recebem quatro por cento do valor que cobram aos devedores. A iniciativa está a resultar tão bem, que as autoridades estão a pensar em contratar os eunucos para se deslocarem às residências de pessoas para cobrar dívidas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados