Quatro europeus raptados no Níger - TVI

Quatro europeus raptados no Níger

Internacional

Dois são suíços, um é alemão e outro britânico

Dois turistas suíços, um alemão e um britânico foram raptados esta quinta-feira no Níger, quando regressavam de um festival no norte do Mali, revelou fonte próxima do governador da região maliana de Gao (Norte).

Segundo noticia a agência Lusa, um outro responsável maliano de Gao anunciara antes o rapto de «dois turistas alemães».

«Acabamos de fazer as últimas verificações, há no total quatro turistas europeus raptados em território nigerino, não longe do território do Mali: um alemão, um inglês e dois suíços», declarou o general maliano Amadou Baba Touré, contactado por telefone na localidade de Andéramboukanem, Mali.

Estes turistas regressavam do festival da cultura nómada organizado em Andéramboukane, quando foram raptados.

Diplomatas desaparecidos

O canadiano Robert Fowler, enviado especial da ONU para o Níger, e o seu assistente, Louis Guay, estão dados como desaparecidos, assim como o seu motorista nigerino Soumana Moukaila, depois de uma excursão a 14 de Dezembro passado a uma mina de ouro explorada por uma sociedade canadiana em Samira. O seu carro foi encontrado no dia seguinte numa estrada a algumas dezenas de quilómetros a ocidente de Niamey.

O presidente nigerino, Mamadou Tandja, afirmou a 13 de Janeiro que os dois diplomatas canadianos estavam nas mãos de «grupos terroristas», numa alusão aos movimentos rebeldes do norte do país.

Os dois principais movimentos armados tuaregues negaram qualquer responsabilidade no desaparecimento dos dois diplomatas.
Continue a ler esta notícia