Um em cada dois estudantes faz «batota» - TVI

Um em cada dois estudantes faz «batota»

  • Portugal Diário
  • 25 mai 2007, 00:15

Revela estudo que acrescenta que «muito poucos têm remorsos»

Relacionados
Cerca de 61 por cento dos estudantes faz «batota» nos exames e muito poucos (apenas 16,5 por cento) têm remorsos, afirma um estudo norte-americano publicado esta quinta-feira e que abrangeu trinta mil estudantes.

«Curiosamente, descobrimos que os batoteiros obtêm sucesso e os que têm sucesso fazem "batota" frequentemente», afirmou Ricky Van Veen, editor chefe do sítio CollegeHumor.com, que efectuou o estudo, citado pela agência Lusa.

Os rapazes fazem-no mais frequentemente do que as raparigas: 64,8 por cento contra 42 por cento. Curiosamente, os que afirmam ser religiosos são os que fazem mais batota, 65,4 por cento, contra os que não o são, 58,3 por cento.

As velhas técnicas são as melhores: olhar por cima do ombro do colega do lado (14,5 por cento), ou obter o enunciado de um colega que fez o teste mais cedo (9,2 por cento). Alguns utilizam técnicas mais sofisticadas e memorizam as respostas numa calculadora (11,1 por cento).

Praticamente metade dos estudantes (45,9 por cento) aceita ajudar um colega a fazer «batota». Mais de três quartos (77,4 por cento) não pede nada em troca mas 3,9 por cento pede dinheiro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados