Encontrado esqueleto intacto com 2,3 mil anos  - TVI

Encontrado esqueleto intacto com 2,3 mil anos

Escavações (arquivo)

Achado foi feito por arqueólogos dentro de um túmulo ricamente ornamentado no norte da Grécia

Relacionados
Arqueólogos encontraram no norte da Grécia um esqueleto dentro de um túmulo ricamente ornamentado, que data da época de Alexandre, o Grande. De acordo com o Ministério grego da Cultura, o esqueleto está praticamente intacto e pertenceria «a uma figura pública distinta», devido às dimensões e à sumptuosidade da sepultura.

A BBC News refere que os cientistas não acreditam que se trate do esqueleto de Alexandre, que morreu no século IV antes de Cristo, aos 32 anos, após conquistar a Pérsia e grande parte do mundo que se conhecia até então.

A arqueóloga-chefe da escavação, Katerina Peristeri, afirmou que «todas as probabilidades indicam que o túmulo abriga um general».

Especula-se também que o esqueleto seja de um membro da família de Alexandre, o Grande ou de um dos seus mais altos oficiais.

O complexo funerário de Anfípolis é o maior já descoberto na Grécia. O local está situado 100 quilómetros a leste de Tessalónica, a segunda maior cidade da Grécia. No século IV antes de Cristo, Anfípolis era uma grande cidade do reino da Macedónia.

A escavação está a fascinar os gregos desde uma visita do primeiro-ministro, ao sítio arqueológico, em agosto. Na ocasião, Antonis Samaras disse que se tratava de uma descoberta de importância «excecional» para o país.
 
Continue a ler esta notícia

Relacionados