Cultura portuguesa em destaque no Canadá - TVI

Cultura portuguesa em destaque no Canadá

Internacional

Conjunto de 12 novos bancos de jardim em granito faz trajecto pela literatura e azulejaria portuguesas

A zona portuguesa de Montreal, no Canadá, terá, a partir de sábado, um conjunto de 12 novos bancos em granito que fazem um trajecto pela literatura portuguesa e expõem pinturas originais em azulejo de artistas plásticos lusos, avança a Lusa.

A inauguração dos novos bancos artísticos, instalados ao longo de quase um quilómetro na centenária alameda de Saint-Laurent, decorrerá no dia em que se evocam os 35 anos da Revolução do 25 de Abril em Portugal.

Nesta cerimónia irão estar presentes, entre outros, o presidente da Câmara de Montreal, Gérald Tremblay, o embaixador de Portugal no Canadá, Pedro Moitinho de Almeida, o cônsul de Portugal em Montreal, Carlos Oliveira, e a vereadora municipal portuguesa Isabel dos Santos, do bairro do Plateau Mont-Royal, defensora e responsável pela coordenação deste projecto.

Inscrições de frases célebres inspiradoras de arte contemporânea foi a fórmula final encontrada por portugueses radicados naquela cidade francófona para, num olhar vanguardista, afirmar a presença lusa de mais de meio século no local e deixar um legado.

Vereadora de Montreal quer mais reconhecimento

A vereadora portuguesa na Câmara de Montreal, Isabel dos Santos, defendeu a necessidade de reforçar o reconhecimento do contributo e da presença da imigração portuguesa.

«Para mim, a concretização deste projecto é um símbolo que marca a presença portuguesa em Montreal à imagem do que a comunidade aqui é: aberta, acolhedora e integrada na sociedade. Por isso não há portas nem fronteiras», aludiu.

«Este projecto partiu de ideias dos portugueses e foi feito por portugueses, com colaboração, desde artistas, professores, arquitectos, escritores. Da própria comunidade e das escolas portuguesas que ajudaram a escolher as frases», enumerou.

A Câmara de Montreal investiu cerca de 200 mil dólares canadianos (130 mil euros) nos bancos, no quadro do plano geral de requalificação urbanística da centenária alameda de Saint-Laurent, num investimento total de 36 milhões de dólares (22,4 milhões de euros).
Continue a ler esta notícia