Grécia: responsável pela ordem pública afastado do governo - TVI

Grécia: responsável pela ordem pública afastado do governo

Protestos em Atenas

Jristos Markoyanakis não resistiu aos incidentes violentos que agitam o país

O vice-ministro do Interior grego, Jristos Markoyanakis, não resistiu à última remodelação governamental, depois dos protestos violentos que abalaram o país. Markoyanakis tinha a seu cargo a pasta da ordem pública, algo que o executivo de Atenas tem tido dificuldade em impor nas ruas das suas cidades, depois da morte de um jovem de 15 anos, que foi atingido pela polícia, no dia 6 de Dezembro.

Apesar do vice-ministro do Interior ter caído, o também contestado titular da pasta, Prokopis Pavlopulos, manteve-se em funções. Mas à remodelação não escaparam os ministro da Educação, Evripisdis Stilianidis, e o da Economia, Giorgos Alogoskufis.



Depois da morte do jovem Alexandros Grigoropulos, num dos bairros problemáticos de Atenas, milhares de manifestantes impuseram um regime de caos em várias cidades gregas. Os confrontos com a polícia, a destruição de vários edifícios e veículos e a contestação ao governo têm marcado as últimas semanas.

O desaparecimento de Grigoropulos acabou por colocar a nu as fragilidades sociais do país, onde muitos jovens vêem com apreensão o seu futuro, e funcionou como um rastilho dos protestos.

Só esta manhã houve ataques a uma sede do partido Nova Democracia (no poder) no bairro ateniense de Petrupolis, a um quartel da polícia no bairro Ano Patisia, e a um balcão de um banco na avenida Parnithas.
Continue a ler esta notícia