Ramos Horta tem «cem por cento» de certezas sobre quem atirou - TVI

Ramos Horta tem «cem por cento» de certezas sobre quem atirou

Ramos Horta recebe grupo de rebeldes liderado por Gastão Salsinha

Presidente timorense identificou autores dos disparos que o atingiram

Relacionados
O Presidente da República de Timor-Leste tem «cem por cento de certezas» sobre quem disparou sobre ele a 11 de Fevereiro de 2008, refere a Lusa.

José Ramos-Horta identificou o atirador, sem o nomear, quando visitou a prisão de Becora, em Díli, no passado dia 26 de Dezembro, dia do seu aniversário.

«Agora tenho cem por cento de certezas, não tenho mais dúvidas», revelou o Presidente da República no regresso de uma viagem a vários países do Sudeste Asiático, há uma semana.

«É pena que esse senhor continue sem confessar», sublinhou o chefe de Estado.

A identidade do atirador tem sido matéria de polémica nos últimos meses, após a imprensa timorense e internacional indicar que seria o ex-militar Marcelo Caetano, um dos co-arguidos do caso 11 de Fevereiro.

José Ramos-Horta, porém, negou várias vezes que alguma vez tenha referido Marcelo Caetano como o homem que disparou sobre ele.

«Eu sempre desconfiei de um determinado elemento porque quando ele me apontou a arma para me apontar eu vi a cara dele», disse na semana passada.

«Não vou influenciar a justiça, de forma alguma. Espero que o senhor confesse ao tribunal que foi ele e (que) explique por que o fez», insistou o Presidente da República.

«Mas repito: ao fim e ao cabo tenho pena deles», declarou José Ramos-Horta.

«Eu, quando vi o senhor Salsinha e os outros em uniforme de prisão, fiquei com pena, porque eles são pessoas pequenas. Não são graúdos. Não são pessoas que têm poder», rematou o chefe de Estado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados