Desapareceu um avião indonésio, buscas suspensas - TVI

Desapareceu um avião indonésio, buscas suspensas

  • Redação
  • VC - Notícia atualizada às 13:20
  • 16 ago 2015, 10:13

Avião da Trigana Air Service fazia uma ligação de apenas 45 minutos e contacto perdeu-se aos 30 minutos. Governo da Indonésia diz que mau tempo e região montanhosa podem complicar as buscas

Relacionados
Está desaparecido um avião indonésio com 54 pessoas a bordo, da companhia aérea Trigana Air Service, avançou no Twitter a Agência Nacional de Busca e Salvamento da República da Indonésia.
 
Os radares perderam contacto cerca de meia hora depois de o aparelho ter descolado do aeroporto de Sentani, em Jayapura, a capital da província de Papua, pouco antes das 15:00 locais (07:00 em Lisboa). O voo interno teria a duração prevista de 45 minutos.  


                           Local onde estava o avião quando contacto se perdeu

O avião transportava 44 adultos, 5 crianças e bebés e 5 tripulantes, não tendo chegado ao destino previsto: o aeroporto de Oksibil, na Indonésia. 

O último contacto com a torre de controlo aconteceu 10 minutos antes da hora prevista para aterrar. O diretor de operações da Trigana Air, Beni Sumaryanto, adiantou já que o avião pediu para descer e a companhia enviou uma aeronave para o local para procurá-lo.

O aparelho em causa é um ATR 42, sinal PK-YRN, foram logo lançadas operações de procura e salvamento, mas o mau tempo pode complicar as operações. 

Entretanto, como já é de noite na região e dada a visibilidade reduzida, as buscas foram suspensas. Serão retomadas pelas 06:00 locais de segunda-feira (22:00 deste domingo em Lisboa), segundo a Agência Nacional de Busca e Salvamento República da Indonésia.
 
 
O porta-voz indonésio do Ministério dos Transportes já reagiu, em declarações à AFP.

"Não temos certeza do que aconteceu com o avião ainda e estamos coordenando com as autoridades locais. O tempo está muito mau, muito escuro e nublado na região. Não é propício para salvamento. A área é montanhosa"

Esta companhia aérea está sedeada em Jacarta, a capital do país, e começou a operar no início de 1991. A Indonésia tem um histórico de segurança desigual na aviação.

Em dezembro, um avião da AirAsia Indonesia, que partiu da cidade indonésia de Surabaya para Singapura caiu no mar de Java durante uma tempestade. Todas as 162 pessoas a bordo morreram. 

A Trigana Air Service está na lista negra de companhias aéreas proibidas de circular na União Europeia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados