Nove detenções relacionadas com a ETA (fotos) - TVI

Nove detenções relacionadas com a ETA (fotos)

Juiz Baltazar Garzon

Espanha: juiz Baltasar Garzón coordena a operação

Relacionados
Nove pessoas foram detidas, esta sexta-feira, pela polícia espanhola, no País Basco, por alegada colaboração com formações políticas ilegalizadas próximas da ETA, segundo fontes judiciais citadas pela Lusa.

A operação, que ainda decorre, foi ordenada pelo juiz Baltasar Garzón, da Audiência Nacional, o tribunal que tem a seu cargo os delitos de terrorismo.

Entre os detidos figura Amparo Lasheras, porta-voz de uma nova plataforma radical chamada Demokrazia 3 millones (D3M), que tenta reunir assinaturas para se apresentar às eleições regionais marcadas para 1 de Março no País Basco.

A operação policial teve início horas depois dos magistrados da Audiência Nacional terem recebido informações preliminares da polícia sobre ligações entre a D3M e o Batasuna, formação considerada o braço político da ETA.

O juiz Baltasar Garzón viajou quinta-feira para a cidade basca de Bilbau, onde coordenou a operação, iniciada à meia-noite.

Fontes da luta antiterrorista citadas pela EFE referiram que quatro das detenções ocorreram em Vizcaya, três em Álava e as outras duas em Guipúzcoa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados