Vaticano confirma detenção do mordomo do Papa - TVI

Vaticano confirma detenção do mordomo do Papa

Bento XVI celebra sete anos como Papa

Homem da confiança de Bento XVI apanhado com documentos secretos

Relacionados
Na sexta-feira a notícia veio a público, este sábado, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, confirmou que o mordomo do papa Bento XVI, Paolo Gabriele, foi preso pela polícia do Vaticano por porte ilegal de documentos secretos.



«Confirmo que a pessoa presa na quarta-feira à noite por posse ilegal de documentos reservados, encontrados na sua residência no território Vaticano, é o senhor Paolo Gabriele, que ainda permanece detido», declarou o porta-voz., citado pela ANSA.



Porta-voz do Vaticano adianta ainda que «foi concluída uma primeira fase de instrução sumária, e que a fase de instrução formal, conduzida pelo juiz de instrução, já teve início».



garantiu também que mordomo «dispõe de todas as garantias jurídicas previstas pelo código penal e pelo código de procedimento penal vigentes no Estado da Cidade do Vaticano».



O mordomo está preso apenas por posse de documentos secretos e que ainda não recaem sobre ele acusações de violação de correspondência de chefe de Estado e nem de atentado à segurança do Estado, crime que prevê 30 anos de prisão.



Gabriele foi um dos poucos laicos com acesso ao apartamento privado de Bento XVI e foi designado mordomo em 2006, quando substituiu Angelo Gugel, que esteve durante anos a serviço de João Paulo II.
Continue a ler esta notícia

Relacionados