Chamar Alá a Deus? - TVI

Chamar Alá a Deus?

  • Portugal Diário
  • 15 ago 2007, 00:04

Foi essa a ideia sugerida por um bispo católico holandês

Relacionados
Um bispo católico holandês, que em tempos afirmou que os famintos tinham direito a roubar pão e defendeu os preservativos para combater a sida, fez novamente parangonas, desta vez afirmando que se deve chamar Alá a Deus, escreve a Lusa.

«Alá é um nome muito bonito para Deus. Não deveríamos dizer todos que a partir de agora vamos chamar Alá a Deus?», declarou o bispo Tiny Muskens, numa entrevista difundida esta semana.

«Deus não se importa com aquilo que lhe chamamos», acrescentou.

Na Holanda, onde a tolerância religiosa tem vindo a diminuir nos últimos anos devido a um incremento do Islão radical, os comentários do bispo encontraram pouco eco.

Muskens, bispo da diocese de Breda, no sul, criara anteriormente uma controvérsia ao sugerir que os famintos podiam roubar pão para se alimentarem.

Apoiou também o uso de preservativos como forma de conter o alastramento da sida e sugeriu que os papas tivessem mandatos limitados de 10 ou 15 anos e uma idade limite de 85 anos.

Numa entrevista difundida na emissão de segunda-feira do programa Netwerk, Muskens disse que trabalhara na Indonésia, onde Deus era chamado de Alá nos serviços religiosos cristãos.

Contudo, um porta-voz de uma das principais mesquitas da Holanda não se mostrou satisfeito com as declarações.

«Não pedimos isto», disse um porta-voz da Mesquita Marroquina de Amesterdão ao jornal De Telegraaf. «É como se tivéssemos um problema entre muçulmanos e cristãos», acrescentou.

Gerrit Fijter, presidente do Sínodo Geral da Igreja Protestante Holandesa, rejeitou também a sugestão de Muskens.

«Aplaudo todas as tentativas de encorajar o diálogo com os muçulmanos, mas duvido do bom senso desta manobra», declarou, também ao De Telegraaf. Falando quarta-feira a uma rede de televisão local, Muskens disse ter ficado satisfeito por os seus comentários terem provocado o debate.

«O facto de estarem interessados em como lidar com Deus é um resultado positivo», sublinhou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados