Cheias na Austrália fazem oito mortos e onze desaparecidos - TVI

Cheias na Austrália fazem oito mortos e onze desaparecidos

Autoridades dizem que cidade de Toowoomba foi atingida por um «tsunami repentino em terra»

Última actualização às 21:52

Cheias súbitas mataram pelo menos oito pessoas na cidade australiana de Toowoomba, perto de Brisbane, capital do estado de Queensland. Uma imensa torrente de água irrompeu pelas ruas, arrastando tudo que estava no seu caminho, desde carros a pessoas. Além dos mortos, há ainda onze pessoas desaparecidas, segundo o jornal «Brisbane Times».

O jornal «The Australian» relata que a polícia alertou mais de 5 mil pessoas para deixarem as suas casas na última noite, devido a um «muro de sete metros de água» que se dirigia para a localidade de Lockyer Valley, a leste de Toowoomba.

O presidente da autarquia de Lockyer Valley afirmou que a localidade de Withcott, a cerca de 10 quilómetros de Toowoomba, parece ter sido atingida por «uma bomba atómica», depois de ter sido devastada pela torrente de água.

Bob Atkinson, comissário da polícia do estado de Queensland, contou que a zona de Toowoomba parece ter sido submersa por um «tsunami instantâneo em terra».

Há relatos de zonas isoladas pela subida das águas e de pessoas que tiveram de fugir para os telhados das suas casas para escapar. Ao todo, de acordo com o «The Australian», 43 pessoas foram resgatadas nesta situação, só na última noite.

As autoridades já alertaram que um fenómeno semelhante poderá atingir a zona de Esk, a noroeste de Brisbane. E os habitantes da capital de Queensland já foram alertados para se prepararem para as maiores cheias desde 1974, ano em que morreram 14 pessoas e parte da cidade foi destruída.

A primeira-ministra Julia Gillard anunciou na noite passada que o governo decidiu aumentar a ajuda à população para fazer frente a este desastre natural.
Continue a ler esta notícia