Detidos por «brincarem» com terrorismo - TVI

Detidos por «brincarem» com terrorismo

  • Portugal Diário
  • 27 fev 2008, 07:15

Aconteceu num aeroporto na China

Relacionados
Quatro vendedores chineses de sapatos foram detidos e multados num aeroporto da China depois de um deles ter brincado com um funcionário, afirmando que os seus três companheiros eram «terroristas», noticia a agência Lusa, citando a agência noticiosa oficial chinesa.

«Cuidado com eles e não os deixe despachar a bagagem, são terroristas», disse um dos quatro passageiros, de apelido Li, ao funcionário do aeroporto de Hangzhou, capital de Zhejiang, no leste do país, referindo-se aos seus três companheiros de viagem, citado pela agência Nova China.

De acordo com a agência estatal, o funcionário do aeroporto advertiu o passageiro que lhe podiam ser exigidas responsabilidades legais pela sua afirmação.

Os quatro passageiros, que se dirigiam para Guangdong, fronteira a Macau, no sul do país, para vender sapatos, foram levados pela segurança do aeroporto para serem interrogados e acabaram por perder o seu voo.

Após o interrogatório, a polícia aeroportuária decidiu apenas multá-los depois de concluir que nenhum dos homens representava um risco para a segurança.

De acordo com a Lei chinesa, os falsos avisos de perigo ou de doença podem ser castigados com penas até dez dias de prisão e multas máximas de 500 renmibi (cerca de 50 euros).

A seis meses dos Jogos Olímpicos (JO) de Pequim, que se realizam entre 8 e 24 de Agosto, a vigilância chinesa face a potenciais «brincadeiras» ou ameaças terroristas é cada vez mais apertada.
Continue a ler esta notícia

Relacionados