México: cheias isolam 280 mil pessoas - TVI

México: cheias isolam 280 mil pessoas

  • Portugal Diário
  • 4 nov 2007, 00:56

Mais de um milhão de desalojados enfrentam riscos como fome e doenças

Relacionados
Com 80 por cento do território debaixo de água, o estado mexicano de Tabasco enfrenta uma corrida contra o tempo para resgatar mais de 280 mil pessoas que continuam isoladas. As fortes chuvas deixaram desalojadas mais de um milhão de pessoas. O perigo de epidemias é apenas uma das preocupações das populações.

O governador deste estado mexicano considerou estas como as inundações mais severas dos últimos 50 anos. As equipas de emergência estão no terreno, mas milhares de pessoas continuam em comunidades que se transformaram em ilhotas ou nos telhados das suas casas à espera das embarcações e helicópteros da protecção civil.

O nível das águas começou a baixar este sábado, mas a falta de alimentos e de medicamentos, assim como propagação de doenças, tal como cólera, são ainda um risco eminente.

O governador de Tabasco, onde 15 dos 17 municípios sofreram inundações, compara mesmo a situação que se vive nos últimos dias no México com a tragédia que afectou a cidade norte-americana de Nova Orleãos, em 2005, apesar de um número de vítimas mortais muito menor.

Quatro mortos em Chiapas

De acordo com os últimos dados, há a registar quatro mortos no estado de Chiapas, que faz fronteira com Tabasco, onde há a registar 11 mil desalojados, 300 quilómetros de estradas afectadas. Dezasseis pontes também caíram devido à intempérie.

Tal como em Tabasco, em Chiapas as autoridades estão a envidar esforços para resgatar cerca de 20 mil pessoas que estão incomunicáveis.
Continue a ler esta notícia

Relacionados