Cientistas descobrem solução para cancro do cólon - TVI

Cientistas descobrem solução para cancro do cólon

cancro

Activação de um gene que aborta o crescimento das células cancerígenas

Relacionados
Uma equipa de cientistas de Singapura descobriu uma fórmula genética que pode atrasar o desenvolvimento do cancro do cólon, graças à activação de um gene que aborta o crescimento das células cancerígenas, noticiou o diário The Straits Times.

O gene é conhecido como RUNX3 e a sua desactivação permite que os tumores aumentem de tamanho, explicaram os investigadores que são liderados pelo professor japonês Yoshiako Ito, cita a agência Lusa.

Testes rápidos para detecção de cancro da próstata suspensos

Remoção de ovários causa perda de memória

Segundo indicaram, na maioria dos casos de cancro do cólon, o RUNX3 já está desactivado na fase inicial da doença, quando esta pode ainda ser tratada. Por isso, os cientistas estão a explorar novos métodos terapêuticos para conseguir manter o gene sempre activo e atrasar assim o possível desenvolvimento dos tumores.

A equipa admitiu ter experimentado a teoria em animais, com mostras de tecidos cancerígenos procedentes de seres humanos, tendo comprovado que, em todos os casos de desenvolvimento da doença, o RUNX3 estava sempre desactivado.

Equipas de cientistas dos Estados Unidos e do Reino Unido já tinham apresentado uma teoria semelhante, defendendo que o gene APC acelera o desenvolvimento do cancro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados