Nuclear: Ucrânia abdica de urânio enriquecido até 2012 - TVI

Nuclear: Ucrânia abdica de urânio enriquecido até 2012

Obama em Praga

Paquistão assegura que tem armas atómicas «bem guardadas»

A Ucrânia vai abdicar de todo o seu urânio enriquecido nos próximos dois anos. O anúncio foi feito pela Casa Branca, após uma reunião sobre segurança nuclear, entre o presidente dos EUA, Barack Obama, e o seu homólogo ucraniano, Victor Ianukovich.

«Hoje, a Ucrânia anunciou a notável decisão de se desfazer de todos os seus arsenais de urânio enriquecido até que se celebre a próxima cimeira sobre segurança nuclear, em 2012», disse o porta-voz da presidência norte-americana, Robert Gibbs, sublinhando que se trata de uma quantidade de 90 quilos, suficiente para fabricar várias bombas atómicas.

Paquistão diz que tem armas «bem guardadas»

Por sua vez, o primeiro-ministro paquistanês, Yusuf Raza Gilani, assegurou que «Islamabad tomou passos efectivos para a segurança nuclear e a não proliferação, através de um extenso enquadramento legislativo, regulador e administrativo».

O chefe de governo desta potência nuclear, também presente na cimeira de Washington, garante que as armas nucleares do seu país estão «bem guardadas».

Esta garantia surge como uma resposta às preocupações manifestadas por peritos sobre a segurança do arsenal nuclear do Paquistão.

A Cimeira de Segurança Nuclear reúne na capital norte-americana 47 chefes de Estado e de Governo.
Continue a ler esta notícia