«Número um» da ETA detido em França - TVI

«Número um» da ETA detido em França

Explosão da ETA no norte de Espanha

Francisco Javier López Peña foi detido com mais três alegados membros da organização em Bordéus

Relacionados
Francisco Javier López Peña, um dos quatro alegados membros da ETA detidos esta terça-feira, em França, é considerado em Madrid o «número um» da organização terrorista basca, informaram fontes do Ministério Interior, escreve a Lusa.

«É considerado o "número um" da organização», disse fonte em Madrid, recordando que López Peña é conhecido pelo nome de código Thierry.

Peña foi detido numa operação conjunta da polícia francesa e da Guarda Civil, que decorreu em Bordéus e durante a qual foram detidos três outros alegados membros da organização que defende a independência basca.

Fontes da luta anti-terrorista em Madrid consideram Thierry o chefe militar e político da ETA e um dos responsáveis pelo atentado no aeroporto de Madrid, em Dezembro de 2006, que causou dois mortos.

Estava em fuga desde 1983, tendo participado nas negociações com o governo, em 2006, e sendo considerado um dos responsáveis pela ruptura da trégua.

Os detidos incluem ainda Ainhoa Zaeta Mendiondo - que se pensa ter lido o comunicado em que a ETA anunciou o fim da trégua - Igor Suberbiola (membro do aparelho político da ETA e Jon Salaberría (ex-deputado no parlamento basco do agora ilegalizado Batasuna).
Continue a ler esta notícia

Relacionados