Paquistão: Cruz Vermelha angaria ajuda para vítimas de cheias - TVI

Paquistão: Cruz Vermelha angaria ajuda para vítimas de cheias

Cheias no Paquistão

Todos os donativos serão bem-vindos, para ajudar a enviar medicamentos, tendas, abrigos, cuidados médicos ou mesmo água potável

A Cruz Vermelha Portuguesa lançou, esta sexta-feira, um apelo por donativos para ajudar as mais de 90 mil pessoas vítimas das cheias no Paquistão, com material de emergência, medicamentos, tendas, abrigos, cuidados médicos, água potável e melhores condições sanitárias. O dinheiro recolhido destina-se ainda a apoiar na recuperação do país, nos próximos meses.

O apelo de emergência, no valor de 53 milhões de euros, foi lançado pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, devendo os donativos ser efectuados através do Fundo de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa.

De acordo com as últimas estimativas, as cheias no Paquistão, que tiveram início em finais de Julho, resultaram já em 1600 mortos, 2 mil feridos e mais de 20 milhões de pessoas afectadas.

Além destas baixas, persiste ainda o medo, nas várias províncias inundadas, de surtos de doenças associadas à água, como a malária, a disenteria ou a cólera. De acordo com Luís Barbosa, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, não se pode «negligenciar esta situação no Paquistão, apesar da pouca cobertura mediática. Esta é uma crise humanitária de enormes proporções, que privou milhões de pessoas das suas casas, posses e meios de subsistência».
Continue a ler esta notícia