Argentina: Cristina de Kirchner vence - TVI

Argentina: Cristina de Kirchner vence

  • Portugal Diário
  • 28 out 2007, 22:38

Mulher do presidente cessante e candidata favorita foi eleita à primeira volta

Relacionados
Cristina Kirchner, mulher do presidente cessante da Argentina e candidata favorita às presidenciais de hoje, foi eleita presidente à primeira volta, segundo as sondagens à boca das urnas divulgadas pelas televisões argentinas.

De acordo com as sondagens, Cristina Kirchner, 54 anos, obteve 46 por cento dos votos, enquanto a sua principal adversária, a deputada liberal Elisa Carrio, alcançou 24 por cento.

A lei eleitoral argentina prevê que um candidato seja eleito presidente, quando atingir na primeira volta 45 por cento dos votos ou 40 por cento desde que tenha mais 10 pontos de vantagem sobre o segundo candidato mais votado.

Cristina Kirchner substituirá na presidência da Argentina o seu marido, Nestor Kirchner, a 10 de Dezembro. Kirchner é a primeira mulher presidente eleita na Argentina, mas não a primeira chefe de Estado do país.

Isabel Peron, terceira mulher do presidente Juan Peron, assumiu a presidência em 1974, após a morte do marido.

Hoje, as mesas de voto encerraram às 19:00 horas locais (22:00 em Lisboa), tendo a votação sido prolongada por mais uma hora devido aos atrasos que se verificaram no início da votação.

As eleições presidenciais na Argentina começaram com atrasos devido à ausência de pessoas nas mesas de voto em vários pontos do país. Além do Presidente e do vice-presidente, os cerca de 27 milhões de argentinos recenseados elegeram também hoje os governadores de oito das 23 províncias e as autoridades municipais, sendo ainda renovada metade da Câmara de Deputados e um terço do Senado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados