Oficial: líder da ETA e outros membros detidos - TVI

Oficial: líder da ETA e outros membros detidos

Operação conjunta das polícias francesa e espanhola

Relacionados
ACTUALIZADA ÀS 16h44

As polícias francesa e espanhola detiveram, este sábado, o presumível líder militar da organização separatista basca espanhola ETA bem como oito outros membros do movimento, confirmou este domingo o governo espanhol, citado pela Lusa.

Jurdan Martitegi, suspeito de ser principal o líder militar ETA, foi detido sábado na aldeia de Montauriol, no sudoeste da França, acompanhado de dois outros membros presumíveis da organização: Alexander Uriarte Cuadrado e uma outra pessoa não identificada, anunciou o ministério espanhol do Interior, confirmando informações da imprensa.

Segundo o comunicado do ministério, seis outros membros presumíveis da ETA foram detidos nas cidades de Bilbau, de Vitória e de Renteria, no norte do País basco espanhol.

Em Montauriol, a polícia apreendeu três armas de mão, dois automóveis e «um recipiente do tipo daqueles que é habitualmente utilizado pela ETA para fabricar engenhos explosivos», prosseguiu o ministério no seu comunicado.

«A operação, que conduziu à detenção do principal líder dos comandos erratas, começou em Espanha», afirma igualmente o ministério.

O primeiro-ministro espanhol já reagiu a estas detenções.

«Depois de uma grande operação anti-terrorismo, mais uma, que acabou ontem [este sábado], quero dizer-vos que o fim do terrorismo é imparável e posso assegurar-vos que vamos acabar com a ETA para trazer a paz para o País Basco e para a Espanha como um todo», disse Zapatero.
Continue a ler esta notícia

Relacionados