Tripulantes sequestrados por piratas «estão em terra» - TVI

Tripulantes sequestrados por piratas «estão em terra»

Alakrana (EPA/Imagem de arquivo)

Atuneiro Alakrana foi sequestrado há 35 dias. Ministério Espanhol garante que sabe onde estão marinheiros

Relacionados
Os piratas que mantêm sequestrado, há mais de um mês, a embarcação de pesca de atum, Alakrana, no mar somali, transportaram para terra três membros da tripulação, segundo confirmou o ministério da Defesa espanhol, informa o «El País».

Pelas 8h15m da manhã desta quinta-feira, os piratas terão ordenado aos membros da tripulação que contactassem os familiares para informar que três dos sequestrados iriam ser levados para terra, conforme confirmou a ministra da Defesa espanhola, Carme Chacón, em conferência de imprensa.

«Sabemos onde estão e como estão», declarou a responsável que se recusou a divulgar mais pormenores por questões de segurança, assegurando que o «Governo trabalha incansavelmente no plano político, diplomático, de inteligência e militar» para libertar a tripulação são e salva.

Carme Chacón recusou-se ainda a comentar o alegado pedido dos chefes tribais dos piratas, que terão intimado as famílias a reclamar junto das autoridades marítimas a libertação dos piratas detidos em Espanha. Numa manobra intimidatória, os piratas lançaram uma granada nas águas no momento em que era estabelecido um contacto telefónico, de foram a que a explosão fosse ouvida pelos familiares aumentando assim o medo.

A ministra defendeu a prisão dos piratas e assegurou que o mandato da Operação Atalanta não só obriga a proteger as embarcações mas também a interceptar as que foram apanhadas em flagrante delito. Chácon confirmou ainda que as fragatas espanholas que estão no local irão manter-se em vigilância nos próximos dias.

O atuneiro foi sequestrado há 35 dias com 36 tripulantes a bordo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados