Irão: Obama pede libertação de jornalista - TVI

Irão: Obama pede libertação de jornalista

Jornalista condenada a oito anos de prisão

Presidente dos EUA garante que Roxana nada tem a ver com a espionagem

Relacionados
O Presidente norte-americano, Barack Obama, apelou este domingo à libertação da jornalista irano-norte-americana condenada a oito anos de cadeia no Irão por espionagem a favor dos EUA, negando que seja uma agente dos serviços de informação, refere a Lusa.

Respondendo ao apelo, o Presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, exigiu, numa declaração inédita, que os direitos da jornalista sejam garantidos.

Na V Cimeira das Américas, que terminou hoje em Trindade e Tobago, o líder norte-americano manifestou-se convicto da inocência de Roxana Saberi.

«É uma cidadã norte-americana e estou absolutamente certo que não está implicada em qualquer actividade de espionagem», declarou Obama.

«Perante a insistência do Presidente, seja feito aquilo que é necessário para assegurar o respeito da Justiça e a exactidão na avaliação das acusações contra estas pessoas», referiu, por sua vez, o chefe do gabinete presidencial iraniano, Abdolreza Sheikholeslami, numa carta dirigida ao procurador de Teerão, Saïd Mortazavi.

É a primeira vez que o Presidente iraniano intervém em matéria judicial desde que foi eleito há quatro anos.

Roxana Saberi, detida desde o fim de Janeiro e julgada à porta fechada em Teerão, foi condenada a oito anos de prisão por espionagem a favor dos Estados Unidos da América (EUA), anunciou sábado o seu advogado.

A jornalista, que reside no Irão há seis anos, nasceu nos EUA e é filha de um iraniano.

As relações diplomáticas entre os dois países estão cortadas desde 1980, mas a Administração Obama propõe-se reatar o diálogo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados