Funcionário de central nuclear tinha bomba - TVI

Funcionário de central nuclear tinha bomba

  • Portugal Diário
  • 2 nov 2007, 23:37

Acontecimento inusitado que poderia provocar uma tragédia

Relacionados
As autoridades confiscaram uma suposta bomba de fabrico caseiro e detiveram um funcionário na central nuclear de Palo Verde, a maior dos Estados Unidos, no Estado do Arizona, informaram fontes da empresa, citadas pela agência Lusa.

Os responsáveis da empresa consideraram o incidente um «acontecimento inusitado» e interditaram o acesso à central, onde várias centenas de trabalhadores contratados procediam a obras de renovação nos edifícios. Um porta-voz da Comissão Federal Reguladora Nuclear disse que um funcionário foi detido à entrada da central nuclear no Condado Maricopa do Arizona.

Os vigilantes encontraram um pequeno engenho explosivo na camioneta do suspeito, acrescentou. A empresa Arizona Public Service, que opera a central nuclear, indicou que o veículo foi retirado da área de inspecção que se encontra a 400 metros do espaço para estacionamento de veículos.

O diário Arizona Republic, de Phoenix, indicou que o pessoal de APS não encontrou materiais explosivos num tubo pequeno obturado em ambos os extremos que supostamente continha a bomba. Mas a Polícia do Condado confirmou que era um «engenho explosivo».

As autoridades suspenderam durante algum tempo as actividades em duas escolas primárias e uma secundária na área da central nuclear. O funcionário, que não foi identificado pelas autoridades, ficou detido. A polícia federal (FBI) e o xerife local abriram um inquérito.
Continue a ler esta notícia

Relacionados