Obama manda suspender julgamentos em Guantánamo - TVI

Obama manda suspender julgamentos em Guantánamo

Guantánamo

Ordem imediata do presidente dos Estados Unidos é passo decisivo para o encerramento da cadeia

Relacionados
Os procuradores dos tribunais excepcionais de Guantánamo vão pedir esta quarta-feira aos juízes militares a suspensão de procedimentos judiciais durante 120 dias, a solicitação do novo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

«No interesse da justiça e a pedido do presidente dos Estados Unidos e do secretário da Defesa Robert Gates, o governo requer, respeitosamente, que as comissões militares autorizem uma suspensão dos procedimentos judiciais nos casos seguintes até 20 de Maio», lê-se numa moção que o procurador Clayton Trivett apresentará a dois juízes em Guantánamo, segundo a agência Lusa.

Há actualmente 21 incriminados, 14 dos quais já presentes a juízes, entre cerca de 245 presos, segundo o Pentágono.

O presidente Obama prometeu que o encerramento da prisão de Guantánamo seria uma das suas primeiras decisões depois de assumir funções. No entanto, ainda antes de dar essa ordem, decidiu suspender os procedimentos judiciais, particularmente controversos.

A Administração deverá a seguir determinar se os prisioneiros «poderão ser acusados por delitos que terão cometido e qual a jurisdição mais adequada para os futuros processos». Resta saber o que substituirá essas comissões.

Os cinco homens acusados de terem concebido, financiado e organizado os atentados de 11 de Setembro de 2001 ainda não foram julgados, mais de sete anos depois.
Continue a ler esta notícia

Relacionados