Executadas 43 pessoas nos Estados Unidos em 2012 - TVI

Executadas 43 pessoas nos Estados Unidos em 2012

Número de execuções e sentenças de morte manteve-se estável em relação ao ano anterior

As execuções e sentenças de morte mantiveram-se estáveis durante este ano nos Estados Unidos, mas o número de estados a aplicar a pena de morte tem vindo a diminuir. No total foram executadas 43 pessoas em 2012, de acordo com um estudo divulgado esta terça-feira.

Ao longo de 2012 foram executados 43 pessoas, o que corresponde ao número total de 2011, de acordo com o Centro de Informação da Pena de Morte (DPIC), citado pela CNN. Oito pessoas foram condenadas à morte, o segundo valor mais baixo desde 1976.

Apenas nove dos 50 estados executaram este ano um ou mais prisioneiros condenados à morte. O estado que lidera o número de execuções é o Texas, com 15, mais de um terço do número total do país este ano.

Três quartos das execuções aconteceram em quatro estados: Texas, Oklahoma, Mississippi e Arizona, os tradicionais defensores da pena de morte. 65% das novas condenações foram proferidas no Texas, Califórnia, Flórida ou no Alabama.

O Estado de Connecticut tornou-se este ano o 17.º estado a abolir a pena de morte e um total de 29 estados aboliram a pena ou não executaram nenhuma pessoa em pelo menos cinco anos.

Em 1999 foram executadas 98 pessoas, o número mais alto desde 1976, quando o Supremo Tribunal permitiu o regresso das execuções depois de uma moratória de quatro anos.

Uma sondagem da CNN realizada há cerca de 14 meses concluiu que, pela primeira vez na história recente, há mais americanos a favor da prisão perpétua do que da pena de morte para assassinos: 50 contra 48 por cento.
Continue a ler esta notícia