Itália poderá ter scanners corporais nos aeroportos «em breve» - TVI

Itália poderá ter scanners corporais nos aeroportos «em breve»

EUA: Reforço da segurança aeroportuária

Chefe da diplomacia italiana põe o direito à segurança acima da privacidade dos passageiros

Relacionados
O chefe da diplomacia italiana, Franco Frattini, defendeu a utilização de scanners corporais, que serão instalados em breve nos aeroportos de Fiumicino (Roma)e de Malpensa (Milão), ainda que isso afecte o direito à vida privada.

Em declarações à Rádio 24, o governante sublinhou que o método pode impedir que «um terrorista que engole uma cápsula cheia de explosivos se torne num homem-bomba», superando as funções de um mero detector de metais.

Sobre a possibilidade de os scanners violarem a vida privada dos passageiros, Franco Frattini afirmou que «o direito à segurança é uma condição fundamental para todas as liberdades».

Israel testa sistema biométrico

Entretanto, Israel divulgou que está a testar o sistema biométrico nos aeroportos, para tornar os voos mais seguros, reduzindo a invasão da privacidade dso passageiros.

De acordo com a autoridade dos aeroportos israelita, o sistema biométrico está a ser testado no aeroporto de Ben Gurion, próximo de Telavive.

Com o novo método, em vez de terem de esperar em longas filas para serem inspeccionados pelos agentes, os viajantes vão apresentar cartões com a sua fotografia, impressões digitais e detalhes pessoais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados