EUA: mais de 600 detidos em operação contra a prostituição infantil - TVI

EUA: mais de 600 detidos em operação contra a prostituição infantil

Prostituição (arquivo)

FBI «varreu» 29 cidades e conseguiu resgatar 47 crianças que eram obrigadas a prostituir-se

Relacionados
Mais de 600 adultos foram detidos e 47 crianças resgatadas numa operação em 29 cidades norte-americanas que durou três dias e visou pessoas que forçam crianças a prostituir-se, revelou segunda-feira o FBI (Polícia federal).

Rusgas em 29 cidades dos Estados Unidos, realizadas por agentes federais, estaduais e locais, levaram ao desmantelamento de 12 redes de prostituição em larga escala que operavam através de serviços de chamadas, paragens para camionistas, casinos e sítios na Internet.

Numa conferência de imprensa para anunciar os resultados da Operação «Cross Country II», o vice-director do FBI, John Pistole, disse que as detenções foram possíveis graças às informações recolhidas durante uma série de rusgas semelhantes realizadas em Junho.

«O tráfico sexual de crianças permanece um dos crimes mais violentos e odiosos deste país», disse Pistole.

As 47 crianças resgatadas têm idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, e todas, à excepção de uma, são do sexo feminino.

Foram detidas 642 pessoas, designadamente 73 proxenetas e 518 prostitutas adultas.

A operação foi realizada no âmbito de uma iniciativa mais ampla, ao longo de cinco anos, que levou à recuperação de 675 crianças e ao desmantelamento de 36 redes criminosas desde Junho de 2003.

A prostituição infantil impôs-se com nova urgência nos últimos anos devido ao crescimento das redes online onde proxenetas anunciam os mais novos aos clientes.

Um estudo da Universidade da Pensilvânia estima que há cerca de 300 mil crianças nos Estados Unidos em risco de serem sexualmente exploradas para fins comerciais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados