Cuba comemora 50 anos de entrada triunfal de Fidel - TVI

Cuba comemora 50 anos de entrada triunfal de Fidel

Fidel_Castro

Cerimónia em Havana conta com a presença de Fidel, Raúl Castro e do presidente equatoriano socialista, Rafael Correa

Relacionados
Havana comemora esta quinta-feira a entrada triunfal, há 50 anos, do «comandante» da Revolução cubana, Fidel Castro, na presença do seu sucessor e irmão, Raúl, e do presidente equatoriano socialista, Rafael Correa.

As celebrações decorrem na escola militar Cidade Liberdade, a antiga caserna Columbia, segundo uma fonte oficial equatoriana.

Rafael Correa, que realiza a sua primeira visita oficial à ilha comunista, deverá deslocar-se sábado a Santa Clara, a 270 quilómetros de Havana, para visitar o memorial dedicado ao célebre companheiro de armas de Fidel, o argentino Che Guevara (1928-1967).

Foi no campo Columbia que Fidel Castro pronunciou, a 08 de Janeiro de 1959, o discurso da sua chegada à capital cubana, destino final da sua «caravana da vitória», que partiu a 02 de Janeiro de Santiago de Cuba, a 900 quilómetros de Havana.

A 01 de Janeiro de 1959, Fidel Castro anunciou o «início da Revolução», a partir do seu quartel-general em Santiago de Cuba, pouco depois da fuga para o estrangeiro do ditador Fulgencio Batista.

As festividades dos 50 anos, muito sóbrias, à imagem das dificuldades económicas da ilha comunista, começaram há uma semana sem a presença de Fidel Castro, 82 anos, e dos chefes de Estado estrangeiros «amigos».

O líder histórico cubano teve de ceder o poder ao seu irmão, em Julho de 2006, devido a graves problemas de saúde, que continuam sob segredo de Estado.

A ilha comunista, sob embargo dos Estados Unidos há 47 anos, aproximou-se de uma América Latina mais à esquerda e crítica do modelo norte-americano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados