Fidel teme guerra contra Coreia do Norte - TVI

Fidel teme guerra contra Coreia do Norte

Fidel Castro aparece na TV

Líder cubano aparece na televisão, numa intervenção gravada

De voz frágil e trémula, Fidel Castro fez uma nova aparição na televisão cubana. Foi a primeira vez que falou para a televisão, de forma concertada, desde que se retirou e entregou o poder nas mãos do irmão Raul Castro. Tem aparecido em vídeos e fotografias, mas não a discursar como o fez desta vez. As suas aparições televisivas têm-se tornado, aliás, raras e há já um ano que a figura do líder cubano não era vista na Televisão. Fidel, com 83 anos, participou no programa «Mesa Redonda», transmitido por várias estações de rádio e de televisão cubanas.

Numa entrevista gravada, falou lentamente, e expressou preocupação com os conflitos no Médio Oriente e na Península da Coreia. Fidel teme um conflito iminente na Coreia do Norte. Diz que o país é «alvo de um embuste» concertado entre Estados Unidos e Coreia do Sul e considera que o país pode ser alvo de um ataque.

Esta nova aparição televisiva de Fidel Castro acontece numa altura delicada em Cuba, dias depois de Raul Castro prometer soltar 52 presos políticos.

Fidel Castro retirou-se em 2006, altura em que foi submetido a uma complexa cirurgia no intestino. Em 2008, anunciou que não se candidataria a um novo mandato de presidente e transferiu definitivamente o cargo para o irmão Raul.

Conhecido pelos longos e vigorosos discursos, desde que entregou o poder que não fazia nenhuma intervenção política na Televisão. Mas tem-se mantido politicamente activo, escrevendo com regularidade no «Granma», jornal oficial do Partido Comunista cubano.
Continue a ler esta notícia